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Shinecare - Comunicação em Saúde
Comunicação no espaço hospitalar

Quem se desloca a um hospital, por norma, fá-lo durante várias horas. Ou porque espera um tratamento ou porque está a acompanhar um familiar ou amigo. Estas pessoas estão sentadas numa sala, completamente disponíveis para qualquer comunicação que tenha o condão de os ajudar a passar o tempo.

Os hospitais têm o poder de alcançar:

  • Utentes;
  • Familiares e acompanhantes;
  • Pessoal hospitalar;
  • Profissionais de saúde.
  • Independentemente da faixa etária;
  • Independentemente da classe social;
  • Em todo o território nacional.

Segundo dados do INE, de 2021, realizaram-se cerca de 30 milhões de atos médicos hospitalares;

Se considerarmos que mais de 40% dos utentes se faz em acompanhar por um familiar ou amigo, e a estes juntarmos o pessoal hospitalar e profissionais de saúde, tínhamos, já em 2021, uma frequência anual superior a 45 milhões de pessoas;

É expectável que, em 2024, a frequência anual hospitalar possa atingir os 50 milhões de pessoas;

Conclusões do estudo da Consumer Choice:

“Os utentes e a publicidade nas unidades de saúde”*

* realizado junto de 784 utentes em 23 unidades de saúde privadas e públicas em todo o país
 

56% Afirmam deslocar-se acompanhados às consultas

88% Dizem aguardar pela sua consulta menos de uma hora

50% Utilizamos telemóveis para aceder às redes sociais, jogar ou ver notícias

17% Conversam com outros pacientes ou familiares

57% Olham para os ecrãs com publicidade a cada 2 a 5 minutos

50% lembram-se de ter tido contacto com publicidade nesse ambiente

69% Prestam atenção à publicidade exibida, principalmente em função do seu conteúdo

78% Dizem que a publicidade em ecrãs nas salas de espera influencia a sua decisão de compra

56% Afirmam que, após visualizar a publicidade, procuram imediatamente informação sobre a mesma

89% Dizem que a publicidade em ecrãs na salas de espera não causa desconforto. Pelo contrário. Informa, ajuda a distrair, reduz a noção do tempo de espera e alivia o stress